O que é TDA/H


O que é TDA/H

 O TDA/H , transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, é uma das nosologias criadas pela neuropsiquiatria para tratar a questão acerca do comportamento agitado e desatento da criança.

tdah

Uma das manifestações que podem desencadear tal diagnóstico é a agitação, a impulsividade e a desatenção, encontradas com tanta frequência nos tempos atuais. As crianças hoje em dia apresentam comportamentos excessivamente agitados, incontroláveis e dispersos, principalmente no desempenho escolar. Machucam-se com mais frequência, são impacientes, não se permitem escutar uma conversa sem interromper, são extremamente ansiosa, etc. Esses comportamentos são resultados de vários fatores implicados na vida da criança: social, familiar, e principalmente o fator emocional.


O déficit de atenção pode vir ou não acompanhado de hiperatividade. Nem sempre se dão juntos numa criança. O primeiro diagnóstico que pode ser considerado relevante é o psicodiagnóstico, feito por profissionais especializados na área (psicólogos e psicopedagogos). O  diagnóstico neuropsiquiátrico pode ser feito, porém não isoladamente, pois existem fatores que vão além da condição neuropsiquiátrica, falamos de fatores psicoemocionais, sociais e familiares que podem ser determinantes nas manifestações sintomatológicas citadas acima, que correspondem ao TDA/H. É importante estar atento para os fatores que podem estar provocando um comportamento desatento, impulsivo e hiperativo da criança.

Na maioria das vezes os sintomas podem sinalizar incômodo, dor, e uma angústia em relação a algo na vida da criança. São fatores subjetivos que devem ser analisados, pois são cruciais para serem trabalhados no processo. Quanto ao uso da medicação, só é indicado caso seja de extrema necessidade. Não é regra que uma criança com o comportamento agitado tenha que ser medicada, é necessário averiguar se os fatores determinantes são apenas psicoemocionais, o que indica outro tipo de tratamento, um tratamento psico-emocional.

A avaliação de uma  equipe interdisciplinar  formada por: psicólogos, psicopedagogos, professores, psicanalistas, entre outros especialistas, pode-se chegar à possível causa de tal comportamento.

A medicação, é a última alternativa que se pode indicar a uma criança. O uso indevido da medicação pode atrapalhar a possibilidade do sujeito de adquirir um espaço para expressar seus sofrimentos, suas angústias, tristezas, insatisfações. É importante que  o indivíduo tenha um espaço onde possa externalizar a sua dor, com profissionais especializados para dar seguimento ao processo do tratamento.  


Para mais informações, entre em contato conosco.

 (21) 3496-6642 / (21) 97269-8481  

 Por Anne Mascarenhas Jornalista  


 Leia mais:

 Como é feito o diagnóstico ?
 Quem faz o diagnóstico de TDA/H ?
 Como Deve ser o Tratamento? 
 TDAH tem cura? 
 Certezas e incertezas sobre o TDAH
 Como e Quando Surgiu o TDAH
 Quem precisa de ritalina?
 Como é feito o diagnóstico
 O TDAH é uma mentira.
 O TDAH em crianças
 Cadastro  

  Google+


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário