Como é feito o diagnóstico ?

diagnostico tdah

Como é feito o diagnóstico?



O diagnóstico de TDA/H é complexo e deve ser feito com muita cautela, pois é preciso levar em conta não só os sintomas presentes, mas uma análise extensa e histórica do caso. Esta preocupação acontece devido a outros problemas terem os mesmos sintomas do transtorno. Como exemplo podemos destacar: baixo autoestima, distração, desorganização, problemas de relacionamento, ansiedade, depressão entre outros. Somente com estes sintomas, não podemos afirmar que o indivíduo tem o transtorno.

É necessário uma análise histórica desde a infância do indivíduo e a coleta de informações na família, com os pais e professores. Quando ela começa apresentar dificuldades na aprendizagem podemos verificar algumas diferenças:

- O imperativo/impulsivo - conversa o tempo todo, não para quieto, derruba os materiais ou outros objetos, não consegue se concentrar em nenhuma tarefa.

- O desatento - parece estar prestando atenção, mas não se concentra. Aparentemente é calmo, mas parece estar longe quando é chamado.

 Ambos os tipos são desatentos no cotidiano. O diagnóstico não se baseia apenas na presença dos sintomas acima, mas na intensidade, duração e o quanto interferem no cotidiano do sujeito.

Ainda existem muitos diagnósticos errados nessa área que acabam tratando apenas as consequências do transtorno sem analisar a origem, por isso várias crianças possuem o “rótulo” de hiperativos e simplesmente estão sendo apenas crianças que brincam e correm porque são saudáveis. A necessidade de uma equipe multidisciplinar na avaliação faz toda a diferença, pois cada um vai analisar dentro da sua área e buscar o mais verdadeiro diagnóstico para cada caso.

 Para realizar um diagnóstico com a nossa equipe, entre em contato por telefone ou email:

(21) 3496-6642

(21) 97269-8481

e-mail: contato@clinicapsicopedagogia.com.br


TDAHiperatividade.com.br-logo TESTE 3

 Por Luciana Bento

 Psicopedagoga

 Leia mais:
 Quem faz o diagnóstico de TDA/H ?
 Como Deve ser o Tratamento? 
 TDAH tem cura? 
 Certezas e incertezas sobre o TDAH
 Como e Quando Surgiu o TDAH
 Quem precisa de ritalina?
 Como é feito o diagnóstico
 O TDAH é uma mentira.
 O TDAH em crianças
 Cadastro    

Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário